1873101999412462 Você já ouviu falar de jardim sensorial?
top of page
Buscar
  • Foto do escritorEcojardim

Você já ouviu falar de jardim sensorial?

Um jardim sensorial, é aquele que estimula todos – ou pelo menos alguns – dos nossos sentidos.



Ter plantas em casa é uma maneira de entrar em contato com a natureza. Mas, mais do que avivar a visão com o verde das folhagens ou com flores coloridas, os outros sentidos também podem ser estimulados, bastando para isso criar um jardim sensorial.



visão ‒ plantas floridas, folhagens de formatos diferentes, plantas com cores e tamanhos diversificados, formando um conjunto harmonioso. Podem compor esse conjunto as camélias, azaleias, primaveras, calêndulas, cavalinhas, os filodendros, hibiscos. Um bloco com plantas típicas de regiões áridas como as cactáceas, como o mandacaru; as suculentas, como babosa; e, ainda, outras cercadas de seixos ou pedregulhos completando a ambientação.

tato ‒ plantas com vários formatos e texturas e que possam ser tocadas, como carqueja, espada ou lança de São Jorge, boldo, peixinho, malvarisco, tuias, entre outras.

olfato ‒ plantas aromáticas como alecrim, tomilho, cidreiras, arruda, gerânio aromático e plantas com flores perfumadas como jasmim, orquídeas, lavandas e gardênias.

paladar ‒ plantas que podem ser degustadas como os temperos, manjericão, orégano, cebolinha, salsa, sálvia, manjerona, hortelãs. E as flores comestíveis, como capuchinha e amor-perfeito. Entre os frutos, podem ser cultivados tomatinhos-cereja, morangos e laranja kinkan.

audição ‒ para este sentido não são usadas plantas, mas instrumentos e recursos que emitem som como os sinos de vento feitos com vários materiais como bambu, metal e outros, que proporcionam diferentes sons. As minifontes e minicascatas de jardim proporcionam o som tranquilizante da água corrente.



O principal em um jardim sensorial é a participação do visitante que tem que se permitir experimentar, percorrer, tocar, cheirar e se encantar com as maravilhas da natureza.


Um jardim sensorial pode ser feito em um pequeno quintal, vasos verticais em varandas de apartamentos e até mesmo em áreas públicas como praças – o que será lindo depois que pudermos voltar às ruas e aproveitar para trocar mudas e informações com os vizinhos.




___

Sobre nós:

A Ecojardim é uma empresa de jardinagem/ serviços de jardinagem, que atua com foco no tratamento e nutrição 100% natural e sustentável de plantas e jardins.




398 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page