Pensando em renovar os canteiros do jardim?
O primeiro passo é listar suas preferências: gosta de plantas com flores pequenas ou grandes? Seu jardim precisa ter um estilo bem definido? Prefere plantas ornamentais ou as mais fáceis de cultivar, de pouca manutenção?
Outro passo importante é observar quais são as condições de luminosidade do espaço em que o canteiro está ou vai ser construído. Essa informação é essencial para escolher as plantas que se adequam bem a essas características. Assim, os cultivos têm mais chances de se desenvolverem bem.
Rosa do deserto
Embora o cultivo mais comum seja em vaso, as rosas do deserto também são plantadas diretamente no solo dos jardins.
A única questão em relação ao local do cultivo é em relação ao uso ornamental, já que o replantio anual de vaso ajuda a engrossar o caudex.
As características ornamentais dão um toque especial ao paisagismo, mesmo em pequenos canteiros. Se preferir, plante-as em vasos bacia ou concha e posicione-as no centro do jardim. As rosas do deserto estão entre as plantas mais conhecidas quando falamos em plantas que apreciam o sol e precisam de, no mínimo, 4 horas de exposição para se desenvolvem melhor.
Rosas
São ótimas opções para canteiros pequenos porque produzem flores e são fáceis de cultivar.
Plante-as em um espaço que receba 4 horas de sol por dia, no mínimo. Faça regas frequentes para manter o substrato úmido e atente-se para o período de floração, em que a terra pode ficar mais seca.
O cultivo de rosas de todos os portes exige podas de limpeza e formação.
Costela-de-adão
Folhagens grandes e exuberantes ajudam a preencher o espaço de jardins grandes e dão um toque tropical ao espaço.
A costela-de-adão é de fácil cultivo e combina jardins mais espaçosos, principalmente os que possuem árvores ou ‘caminhos’ de passeio. Ao cultivá-la, posicione as mudas em ambientes de meia sombra ou sol pleno.
Coleus
A maior vantagem em cultivar a coleus são as possibilidades de criar variações com a mesma espécie. As folhagens coloridas – em tons de verde, roxo e rosa – agregam beleza aos ambientes externos, principalmente em jardins de estilo tropical.
Clúsia
Popularmente conhecida como abaneiro, a clúsia (Clusia fluminensis) é um arbusto indicado para canteiros grandes que recebem sol pleno ou meia-sombra.
Similar a uma arvoreta, a planta precisa de regas frequentes e a floração acontece durante o outono.
Cróton
Para criar contraste com o verde do jardim, aposte na croton (Codiaeum variegatum). Algumas variedades possuem tons quentes e vibrantes, como amarelo, marrom e laranja.
Fonte: https://blog.plantei.com.br/canteiros-de-jardim/
Comentários