1873101999412462 Saiba como cultivar suas próprias esponjas vegetais!
top of page
Buscar
  • Foto do escritorEcojardim

Saiba como cultivar suas próprias esponjas vegetais!

Em vez de utilizar uma esponja de plástico para o banho ou para lavar a louça, cultive a sua própria esponja vegetal. Este é o conselho do National Trust, uma fundação que cuida dos lugares de interesse histórico e de beleza natural no Reino Unido.

Como plantar bucha vegetal? Você já se fez essa pergunta? Se você não sabe plantar bucha vegetal, vale a pena aprender. Afinal de contas, a bucha vegetal ou Luffa cylindrica (nome científico) possui diversos benefícios para saúde, higiene pessoal e limpeza da casa. Ela possui esse nome científico porque é o fruto de uma trepadeira chamada Luffa.

Quando cultivada, as folhas, frutos e sementes são usadas para prevenção de doenças como anemia, bronquite, asma, hemorragias, entre outras. No banho, ela limpa com mais eficiência, é considerada um ótimo esfoliante por retirar as células mortas da pele e ainda estimula a circulação sanguínea.

Na lavagem de louça é mais barata, não risca os utensílios e é bem mais difícil de ser contaminada do que uma esponja sintética tradicional, de plástico poliuretano (que além de tudo isso, ainda é de difícil reciclagem). Já a bucha vegetal é um produto biodegradável e, por isso, é a opção mais sustentável a ser utilizada no dia a dia. Na sua decomposição, ela não deixa nenhum resíduo e pode ser compostada, desde que na composteira seca.

Como plantar bucha vegetal

Materiais necessários

- 1 jardineira quadrada grande de medida 50 cm x 50 cm x 50 cm;

- Terra preta;

- 3 sementes de Luffa cylindrica;

- 1 tesoura para podar.


Como plantar

É preciso plantar a bucha vegetal no início da primavera. Após separar os materiais, cave um buraco de 2 cm a 3 cm no centro da jardineira, coloque as três sementes de bucha vegetal e cubra-as com um pouco de terra preta. Feito isso, regue-as com água. Depois, deixe a jardineira em um local em que bata sol diretamente na planta. Quando chegar o verão, coloque um suporte perto da trepadeira, porque os caules vão se expandir com muita rapidez.

A quantidade de água deve ser moderada, pois caso você venha a encharcar a planta, o excesso de umidade fará com que ocorra proliferação de fungos. Mas não deixe de colocar água. Toda planta precisa ser hidratada. Acontece que algumas gostam mais de água do que outras.

A melhor época para colher a bucha vegetal é no verão. Mas você deverá esperar um ano e, no verão seguinte ao que você colocou o suporte, as buchas estarão prontas para a colheita. Nessa hora, você deve pegar a tesoura para cortar o cabinho no qual sua bucha vegetal se prende. Não arranque a bucha com a mão, você poderá danifica-la. Para saber qual é a hora de colher, você deve reparar na casca. Caso ela esteja com um tom amarelo-castanho, significa que está pronta para colheita.

Após retirar a bucha, coloque-a em um lugar fresco e seco sobre uma folha de jornal. Em poucos dias, as sementes se soltarão. Outra possibilidade é você mesmo arrancar a casca e depois bater na bucha até que as sementes se soltem. Guarde-as se quiser repetir o processo.

Enquanto sua bucha não fica pronta, adquira os modelos de bucha vegetal disponíveis no mercado para não degradar o ambiente com esponjas sintéticas.


930 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page