1873101999412462 Rosa de pedra (suculenta): aprenda a cultivar e cuidar.
top of page
Buscar
  • Foto do escritorEcojardim

Rosa de pedra (suculenta): aprenda a cultivar e cuidar.

Para os que amam plantas, mas sempre acabam sabotando a ideia de tê-las por conta do cultivo, uma boa alternativa é apostar naquelas que pertencem à família das suculentas. O motivo é simples, uma vez que as mesmas são conhecidas pela sua capacidade em reter água, o que é uma mão na roda para os mais esquecidos, que já participaram do funeral de várias samambaias por esquecerem de regá-las.



Contudo, existem algumas informações sobre o seu cultivo que precisam ser levantadas, e no artigo de hoje falaremos sobre a rosa pedra, que, com certeza, ajudará você a não desistir de ter esse elemento na sua decoração!


Cobrando muito pouco de você, a rosa pedra pode ser a planta que a sua decoração tanto esperava. Podendo ser chamada também de echeveria, o seu formato delicado se assemelha ao da rosa, contudo a delicadeza mencionada para por aí. Isso porque, além da sua capacidade de armazenamento de água, essa planta suporta diferentes picos de temperatura, que podem ir dos de 40ºC até -5ºC.


Garantindo um toque arrojado e, ao mesmo tempo, sofisticado, a sua coloração mais opaca em tons de roxo e verde traz, também, uma versatilidade, que faz dessa planta um acessório valido em qualquer ambiente da sua casa, seja na sala, na cozinha, na varando ou no banheiro.


Quais são as consequências de regar pouco a minha rosa pedra?

Realmente, a falta de água não é um problema para essa planta, visto que a mesma pode suportar longos períodos sem ser regada. Porém, isso não quer dizer que não haja nenhuma consequência.

Caso a rosa pedra fique muito tempo sem água, as suas folhas perderão a sua consistência sólida. Logo, o resultado isso é um aspecto mole, fazendo com que a planta perca um pouco das suas características. Uma vez que boa parte da sua concentração de água é localizada nas folhas.


A rosa pedra necessita de algum tipo de adubagem?

Por ser adaptável a vários tipos de solos diferentes, a adubagem dessa planta acaba não sendo necessária, mas isso não quer dizer que ela não possa ser adubada. Logo, se você quiser, o ideal mesmo é que a adubagem seja realizada somente de um a dois meses.


A rosa pedra pode ser replantada?

Por ser bem resistente, o replantio da rosa pedra acaba sendo um fator que traduz ainda mais a sua versatilidade. Logo, o único cuidado que você deverá ter na hora de replantar, é retirá-la com toda terra do vazo e recolocá-la em algum lugar que tenha um contato direto com o sol.

Além disso, vale lembrar que após ser plantada você deverá molhá-la bem, já que ela deverá ficar por, pelo menos, duas semanas sem ser regada.


Há a possibilidade da rosa pedra perder o seu formato?

A reposta é sim, porém isso só acontecerá caso a planta sofra com ausência de sol, fazendo com que a mesma cresça para cima. Dessa forma, é preciso que a rosa pedra esteja localizada sempre em um lugar iluminado. Vale lembrar também que rosa pedra não é muito resistente aos cortes, logo tentar podá-la, após ela ter crescido para cima, poderá resultar na sua morte.


Há algum problema em cultivar mais de um rosa pedra em um mesmo vaso?

Como a rosa pedra ou echeverria pode ter outros formatos, uma ótima noticia, sobre o cultivo dessa planta, é que ela se dá muito bem com as suas irmãs. Porém, na hora de misturá-las em um único vaso, é preciso se atentar apenas se elas possuem um tipo de cultivo parecido, em relação ao seu abastecimento e contato com o sol.






 
342 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page