1873101999412462
Buscar
  • Ecojardim

Plantas de sombra - Conheça as mais usadas

Se você gosta de flores e plantas, mas não tem um jardim amplo para cultivá-las, saiba que é possível sim ter lindos vasos com plantas em casa. O truque é investir nas plantas de sombra que se adaptam super bem dentro de casa e no jardim de inverno, onde os raios de sol não chegam. 

O maior benefício de ter plantas para jardim de sombra em casa é que elas melhoram a qualidade do ar, além de deixar o ambiente muito mais charmoso e aconchegante. 



Quais são as plantas que gostam de sombra? 

Antes de focarmos no assunto “plantas que gostam de sombra”, você precisa saber que as plantas são classificadas em 3 categorias: pleno sol, plantas meia sombra e plantas de sombra total. 

  • Plantas pleno sol: Essas plantas precisam da incidência direto dos raios solares ao menos 4 horas ao dia para continuarem fortes e bonitas;

  • Plantas de meia sombra: Esses são os tipos de plantas que gostam do sol apenas no período da manhã e no fim da tarde. Se for um sol muito forte, diretamente nelas, as plantas de meia sombra murcham;

  • Plantas de sombra total: As plantas que têm como habitat natural a sombra total. Elas precisam apenas da luminosidade indireta para desenvolverem. 

- Cróton


As plantas de sombra croton são conhecidas pelas folhas grandes e coloridas, mesclando tons de vermelho, roxo, rosa, branco, amarelo, verde ou laranja. Você pode colocá-la próximo a uma janela, para receber um pouco de luz durante o dia, ou em algum ambiente com luz indireta – ela cresce linda de ambas as formas. 


- Iuca


A iuca tem folhas longas, rígidas e pontiagudas. Elas se adaptam muito bem a ambientes internos; porém, tenha cuidado com o excesso de água, pois ele provoca o apodrecimento das raízes. 


- Zamioculca


Você quer colocar uma planta no corredor, mas não encontra uma espécie que sobreviva ao ambiente escuro? Então a zamioculca é perfeita para você! 

Essa planta se destaca pela beleza das folhas super brilhantes e resistência. Até mesmo ambientes com ar condicionado pode tê-las. Porém, essa não é do tipo de plantas que gostam de sombra e umidade, então tenha cuidado para não regar em excesso.  


- Espada de São Jorge


A espada de são jorge é outra planta que gosta de sombra e exige pouca manutenção no dia a dia. Super resistente, ela deve ficar em locais meia sombra, mas caso você não tenha iluminação alguma no ambiente, também pode usar. 


- Peperômia


Essa é uma das plantas que gostam de sombra e umidade. Ela possui um aspecto delicado, em formato de coração. Ótimo para plantio em jardim vertical ou vasos suspensos, ela fica ainda mais bonita em vasos suspensos. 


- Camedorea-elegante


A camedorea é uma palmeira elegante e super charmosa para decorar ambientes internos. Evite deixar essas plantas de sombra próxima de ambientes com luz direta, como a janela, pois o sol queima suas folhas longas e brilhantes. 

Além disso, também é importante deixá-la longe de ambientes com ar condicionado e muito vento. Sempre que você notar que as folhas das plantas de sombra estão muito secas ou amareladas, aumente a quantidade de água, pois ela precisa de umidade. 


- Costela de Adão


As plantas de sombra do tipo costela de adão são as mais usadas para decoração de casa atualmente. Ela faz sucesso com suas folhas grandes e chamativas. Para cuidar dessas plantas de sombra, você precisa regá-las regularmente, para deixar o solo sempre úmido. 

Como essa é uma das plantas de sombra que tomam espaço, coloque-a num canto de casa espaçoso, que permita que as folhas cresçam sem limites. 


- Areca 


A areca é outro tipo de palmeira que está entre as plantas de sombra. Ela fica em jardins, vasos e ambientes internos. Ela até pode ser cultivada no sol, mas costuma ficar muito mais bonita na meia sombra, principalmente quando regada regularmente, longe do ar condicionado. 


- Aglaonema


Essa planta originária na Ásia, Filipinas e Oceania possui cerca de 50 espécies. Ela consegue aguentar baixas temperaturas, e precisa apenas ficar na sombra. Deve ser plantada em um solo bem drenado, e sempre regada quando a terra parecer seca. É ótima para ter em casa, pois filtra toxinas presentes no ar.


- Lírio-da-paz


Original da América Central, é uma planta de sombra que combina beleza com cuidados simples. Resiste a climas de baixa temperatura, e precisa de uma umidade moderada. No caso dela, é preciso evitar o uso de prato com água sob o vaso. Assim como as anteriores, também remove formaldeído e monóxido de carbono do ar.


- Antúrio


Original da Colômbia, essa planta é tradicional no paisagismo por sua beleza e por ser de fácil cultivo e manutenção. Deve sempre estar a meia sombra e ser regada regularmente, porém sem encharcar.



#plantasparasombra #jardinagem #paisagismo #zamioculca #plantasparainteriores



37 visualizações
Contate-nos
arrow&v
Rua Comendador Agostinho Prada, 846
Porto Ferreira/SP 13660-180
19 3589-2148
19 99416-1221
contato@ecojardim.net.br
  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram

SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS: