1873101999412462
Buscar
  • Ecojardim

Jardim tropical - Saiba como montar

Neste jardim temos a sensação de que o homem não interferiu muito na paisagem. Assim como no estilo inglês, o jardim tropical também tem caminhos de contornos naturais. Sua essência é descontraída e avessa a podas e simetrias.



Criado pelo paisagista Roberto Burle Marx, com certeza sua principal característica é a utilização de espécies de regiões tropicais e subtropicais. Plantas de cores vivas e formas esculturais como palmeiras, dracenas, bromélias, helicônias, bananeiras, gengibres e orquídeas estão entre as muitas opções. Neste estilo também não podem faltar pedras, lagos ou fontes sempre com a aparência o mais natural possível.

Um jardim tropical tem como objetivo resgatar os aspectos oriundos da natureza para a vida urbana.

Dicas de Como Montar um Jardim Tropical

  • Clima – As plantas tropicais preferem climas quentes e úmidos, aproximadamente 30⁰C constantes, durante todo ano para alcançarem o potencial máximo de crescimento. Contudo, muitas plantas sobrevivem e se desenvolvem sem maiores problemas em climas mais amenos, com a temperatura e condições controladas. Por esse motivo, escolher espécies que se adaptem ao clima do local é importante, pois de acordo com o tipo da planta, pode ser feito o cultivo interno, para garantir a longevidade e beleza da espécie. De forma geral, as plantas tropicais gostam de sol intenso, contudo alguns tipos mais delicados, como samambaias e orquídeas preferem luz filtrada, por esse motivo o cultivo interno é muito difundido.

  • Solo – Uma parte essencial de como montar um jardim tropical é o solo, as plantas deste gênero gostam de solos ricos em nutriente e de drenagem facilitada. Dada a sua característica, natural (selvagem) de composição, os solos devem ter condições ideais com grossas camadas de cobertura vegetal entre outros compostos como fertilizantes orgânicos ricos em nitrogênio, que garantam as condições ideais para o desenvolvimento das plantas.

  • Planeje – Como dissemos, a principal característica dos jardins tropicais são o “descuido” planejado da sua composição, que visa imitar uma natureza intocada, com uma vegetação típica. Contudo, o aspecto selvagem do jardim tropical só é possível ser alcançado com o devido planejamento. Durante o planejamento, leve em consideração o posição das plantas para receberem o máximo de luz solar possível, durante o dia, posicionando as plantas de acordo com o nascer do sol (leste). Pessoas que possuem um espaço pequeno para fazer um jardim, como em apartamentos nos quais a área interna pode não ser suficiente, devem apostar em soluções paisagísticas verticais, nestes casos utilizar de suportes com fibras tropicais é favorecer o crescimento das espécies.

  • Outras estratégias – As plantas de clima tropical e subtropicais são sensíveis às ações de ventos, por esse motivo, a instalação de proteção pode ser necessária, caso a propriedade não possua barreiras, como muros, aposte em cercas vivas, como bambu para proteger suas espécies. Caso sua região não tenha um clima quente constante, crie estratégias para climas mais frios, como o plantio de espécies resistentes a ventos fortes e geadas, como algumas espécies de samambaias, e bambus.


Para pedir um orçamento, basta acessar: https://www.ecojardimfranquias.com.br/orcamento


Fontes:

https://www.jardineiro.net/jardim-tropical.html

https://sitiodamata.com.br/blog/dicas/como-montar-um-jardim-tropical/


26 visualizações
Contate-nos
arrow&v
Rua Comendador Agostinho Prada, 846
Porto Ferreira/SP 13660-180
19 3589-2148
19 99416-1221
contato@ecojardim.net.br
  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram

SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS: