1873101999412462 Insira natureza na vida das crianças.
top of page
Buscar
  • Foto do escritorEcojardim

Insira natureza na vida das crianças.

Não faltam estudos que comprovam os benefícios do contato com a natureza – até quando ela vem para dentro de casa! Especialistas da Universidade Estadual de Nova York (EUA) constataram que as plantas são efetivas na remoção de toxinas conhecidas como compostos orgânicos voláteis, substâncias que contribuem para o acúmulo de poluição do ar em ambientes fechados.

Outro, feito pela da Universidade de Washington (EUA), afirma que o verde ajuda a reduzir o acúmulo de poeira no lar em até 20%. Mas não é só. Estudos já comprovaram que plantas em casa influenciam positivamente o humor dos moradores, acalmando-os, e que principalmente as flores são capazes de aumentar instantaneamente o nível de felicidade das pessoas.



É claro que ter plantas em casa dá trabalho. É preciso regar, cuidar, podar... Afinal, estamos falando de seres vivos, não de objetos meramente decorativos. Mas se você abraçar a missão, pode usar essa oportunidade para ensinar ao seu filho valores, tais como: respeitar a natureza, aceitar as diferenças e ter paciência. Basta um pouco de disposição e incentivo.

Para a criança, ter a rotina de observar o verde é quase uma aula de Biologia. Elas ficam encantadas quando nasce um broto, sai uma folhinha ou cresce uma flor.

Principalmente para as crianças pequenas, pode ser difícil entender que um ser estático também é “animado”. É mais fácil simpatizar com um bicho do que com uma planta. A noção de que se trata de algo vivente só aparece conforme a criança amadurece. Por isso, um exercício interessante para começar a cultivar essa ideia é humanizar as plantas da sua casa.

Faça comparações entre o que acontece com a planta e com seu filho. Fale para a criança, por exemplo: ‘Olha só como as folhas ficaram murchinhas porque não bateu sol. A planta fica assim, da mesma forma como você fica pálido se não vai à praia’. Dessa forma é que os pequenos começam a enxergar as plantas não apenas como objetos. E também ao assumir responsabilidade nos cuidados das plantas, seu filho também vai perceber que, assim como as pessoas, cada uma delas tem necessidades diferentes: umas precisam de mais água, outras de menos. Algumas gostam de ficar direto ao sol, outras, não. Isso ajuda a ampliar o olhar sobre as diferenças e aprender a respeitá-las.

Veja algumas ideias de vasos divertidos para despertar o interesse nas crianças:





35 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page