1873101999412462 Flores que florescem no inverno | Ecojardim - Empresa de Jardinagem
top of page
Buscar
  • Foto do escritorEcojardim

Flores que florescem no inverno | Ecojardim - Empresa de Jardinagem

As flores de inverno, principalmente as de tons mais vibrantes, realçam a decoração e podem ser utilizadas em diferentes ambientes, não importa o estilo. Elas podem ser dispostas em vasos, caixotes, plantadas em jardins, cercas e canteiros… Da forma que você mais gostar para sua decoração!



A primavera é marcada pela beleza das flores, que desabrocham e encantam com a mistura de odores, cores e formatos. Mas não é apenas na primavera que as flores surpreendem, algumas espécies desabrocham e sobrevivem especialmente aos dias frios do inverno. Acredite, as flores de inverno deixam sua casa com um clima aconchegante, e surpreendem com os efeitos que elas produzem. Se você tiver as ferramentas de jardinagem certas, com certeza terá lindas flores de inverno.


E para você se encantar com as flores de inverno, selecionamos uma lista completa com todos os tipos de flores que florescem na inverno. Confira!


Quais são as flores de inverno?

As flores de inverno são as mais resistentes, lindas e que geralmente possuem a necessidade de ficar mais tempo no sol. No entanto, isso não significa que você poderá deixar as flores de inverno muito tempo em contato com geadas, isso pode acabar com as pétalas.

Para você conhecer um pouco mais sobre as flores que florescem no inverno e como cuidar de cada uma, selecionamos uma lista com as 12 flores de inverno mais lindas. Confira!


Prímula;

Boca de leão;

Papoula islandesa;

Begônia;

Gardênia;

Camélia;

Cíclames;

Azaleias;

Cravos;

Lírios;

Amor perfeito;



Prímula

A prímula é originária da America do norte e muitas vezes é utilizada na medicina indígena. Seu nome vem do latim primus, que significa “Primeiro”. A referência é por conta da floração da planta, que ocorre no final do inverno.

Fato interessante: as flores de inverno Prímula foi muito usada no período da rainha Vitória, que relacionou a flor à beleza, delicadeza, pureza e bondade. As cores dessa flores de inverno são vibrantes e variam entre o amarelo, laranja, vermelha, roxa e violeta. Decore sua janela de madeira com ela!


Boca de leão

As flores de inverno da espécie Boca de leão podem chegar até 40cm e mais de 1m de altura. Ela recebe esse nome por conta das flores que desabrocham como se fosse a boca de um leão. As cores variam entre as vermelhas, róseas, roxas e amarelas.

Para cultivar as flores de inverno, coloque a boca de leão em lugares com a luz solar direta e mantenha o solo sempre úmido. Ela crescerá linda e quando chegar o tempo, será uma das flores que florescem no inverno mais distintas. Como você pode ver abaixo, elas combinam com o clima rústico do banco de madeira e desabrocham em jardim vertical.


Papoula islandesa

As flores de inverno estilo Papoula floresce na América do Norte nas cores branca, rosa, salmão e laranja. Ela também precisa de grande incidência no sol e deve ser regada regularmente para crescer corretamente e atingir seu lindo tamanho, que varia entre 30 a 60cm.

Embora seja formosa, as flores de inverno Papoula possuem componentes tóxicos, como o alcaloide. Portanto, é necessário evitar muito contato com essas flores de inverno.


Begônia

A Begônia precisa ficar em locais que frescos e arejados, sem contato direto com o sol. Além disso, sempre que tiver uma pétala mais alaranjada e murcha, é preciso tirá-la. Com todo cuidado, você consegue fazer com que essas flores de inverno floresçam no inverno com muito charme.

As folhas da begônia são lindas e destacam ainda mais a beleza dessas flores de inverno. Não deixe de incluí-las nos arranjos de flores da cozinha.


Gardênia

Se você ama as flores brancas, então vai se apaixonar pelas flores de inverno Gardênia. Originárias da ásia, a Gardênia enfeita a casa com sua graciosidade.

Para saber se esse tipo de flores de inverno durará, é só analisar as folhas dela. Caso esteja num tom escuro, indica que ela é ainda mais resistente! Decore o quarto de casal com a gardênia. Ela fica linda no criado mudo.




Camélia

A camélia floresce o ano inteiro, mas é no inverno que ela fica ainda mais bonita. É quando elas florescem bicolores! Para manter essas flores de inverno sempre bonitas no jardim ou em vasos decorativos, é preciso regá-la ao menos duas vezes por semana.







Cíclames

A Cíclame é uma das flores de inverno mais usadas para ornamentação. Sua folhagem é linda, possui uma tonalidade verde escura com algumas manchas mais claras e as flores apresentam cores distintas, que impressionam.

Essas flores de inverno são consideradas as “rainhas” da estação, por sobreviverem até as temperaturas mais baixas.

Para cuidar da flor de inverno cíclame, pode as folhas amareladas e mantenha o solo úmido, evitando molhar as flores de inverno.


Azaléias

As flores de inverno para decoração do tipo Azaléia pode ser uma boa opção para sua casa. A variedade de cores e tonalidades dessa flor é linda, e você encontra nos tons de rosa, branco e vermelho ou até uma mistura de todos esses tons.

A azaléia precisa de água apenas para manter o substrato úmido e sempre que você ver uma dessas flores de inverno murcha, corte.







Cravos

O cravo é uma flor de inverno delicada e com um aroma peculiar, porém suave. Elas são ligadas a sentimentos de carinho e romance, principalmente nos tons vermelhos.

Assim como outras flores de inverno, o solo do Cravo não pode ser muito úmido, pois prejudica o desenvolvimento da flor. Se for decorar sua casa, coloque-o como destaque na mesa de jantar. É lindo!











Lírio

O lírio é uma das flores de inverno mais encantadoras de todas. Além de ser fácil cultivo, ela compõe lindos arranjos para decorar sua casa.

Os cuidados para o lírio são simples: não deixe o solo úmido, porém, coloque em lugares arejados – sem a luz direta. Vale decorar a sala de estar, colocando na mesa de centro, próximo aos sofás.


Amor perfeito

As temperaturas acima de 30º inibem a germinação das flores de inverno tipo Amor Perfeito. Por isso, essa é uma das opções mais lindas para plantar nas temperaturas mais frias e ter arranjos impressionantes e coloridos para usar na decoração de casa.




Cultivo e cuidados com as flores de inverno

As flores podem ser cultivadas dentro e fora de casa. Mas para que elas desabrochem no período do frio, alguns aspectos devem ser observados. Utilize sempre terra vegetal, adubada e úmida nos vasos de plantas.


Inicialmente um pequeno recipiente servirá para plantar as mudas das flores de inverno, mas depois será preciso transferi-las para um lugar definitivo. Semeie as flores entre os meses de abril e maio, para garantir que as elas floresçam no inverno. Pois as flores de inverno demoram 60 dias para florescer, nesse período utilize lascas de madeira na base da planta e previna a perda de calor.


As plantas em sua maioria são sensíveis às baixas temperaturas, todavia o amor-perfeito suporta períodos frios, e os cíclames se adaptam ao frio de até 5°. Também poderá cultivar outras espécies de flores de inverno: boca-de-leão, kalanchoe, prímula, nemésia e petúnia. Na área externa as flores de inverno ideais são: a azaleias e as hortênsias.



Gostou das dicas? Não se esqueça de compartilhar.





_____________________________________

Lembre que a Ecojardim é uma empresa de jardinagem especialista em serviços de jardinagem residencial e empresarial.


725 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page