1873101999412462 Dúvidas sobre qual tipo de grama utilizar? Veja estas dicas.
top of page
Buscar
  • Foto do escritorEcojardim

Dúvidas sobre qual tipo de grama utilizar? Veja estas dicas.

Está pensando em implantar grama em seu jardim, mas está com dúvidas sobre o tipo? Confira algumas dicas:



Grama Esmeralda

Conhecida popularmente como grama Esmeralda, seu verdadeiro nome é Zoysia japonica. Com folhas finas e coloração verde esmeralda, possui um rápido e profundo enraizamento. Além disso, conta com com uma boa resistência a seca e baixa exigência nutricional. O crescimento da grama Esmeralda é lento quando comparada a outras gramíneas, como a Batatais.


Grama São Carlos Plus

A grama São Carlos Plus (nome científico é Axonopus sp) é a variedade com as folhas mais largas do mercado, possui cor verde escura e apresenta nervuras paralelas ao longo da folha que caracterizam este gênero. Esta é a variedade produzida pela Itograss com melhor adaptação a áreas com baixa luminosidade.



Grama Batatais

A grama batatais, conhecida como grama de pasto, e tem ainda outros nomes. Seu nome cientifico completo é Paspalum Notatum Fluegge, em alguns lugares, é também conhecida pelos nomes de Forquilha e Grama Mato Grosso. Uma das características marcantes desta grama é a facilidade com que é encontrada no Brasil, tanto que a natureza a incumbiu de servir de cobertura para os solos mais fracos, cuja função é filtrar a água e evitar a erosão.

Suas folhas são verde-claro, duras e ligeiramente pilosas. Entretanto, tem a vantagem de resistir bem às secas, ao pisoteio e às pragas e doenças.



Grama Santo Agostinho

A grama santo agostinho também chamada de grama inglesa. Seu nome cientifico é Stenotaphrum Secundatum. Suas folhas são lisas, sem pelos e possuem a largura e o comprimento médios. Também emitem estolões e possuem a cor verde-escuro. É a grama ideal para se plantar no litoral e áreas semi-sombreadas. Bastante rústica, resiste bem a pragas e doenças. Dos tipos de grama, a santo agostinho é indicada para regiões praianas, serranas e com alta umidade.



Grama Amendoim

A grama-amendoim (Arachis repens) é uma excelente forração, com textura diferente, ela dispensa as podas periódicas. Embora seja muito parecida com Arachis pintoi, é uma espécie distinta. Forma um denso colchão verde, com delicada flores amarelas. É muito utilizada para proteção de taludes e como pastagem nutritiva, em alguns jardins rurais pode ter o inconveniente de atrair lebres. Rústica, embora não seja resistente ao pisoteio, possui rápido rebrote.


232 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page