1873101999412462 Conheça os benefícios da jardinagem para a sua saúde | Ecojardim - Empresa de Jardinagem
top of page
Buscar
  • Foto do escritorEcojardim

Conheça os benefícios da jardinagem para a sua saúde | Ecojardim - Empresa de Jardinagem

Sabia que os benefícios da jardinagem vão muito além de ter um espaço bonito e agradável na sua casa? Sim!



Para quem ainda não sabe, a jardinagem tem um poder praticamente medicinal para quem está precisando manter a saúde em dia.

Por isso, no texto de hoje nós vamos falar um pouquinho sobre como sintomas físicos e emocionais podem melhorar de forma substancial com essa prática.



Jardinagem e bem estar: tudo a ver

Não é preciso muito para você começar a se dedicar à jardinagem. Muitas pessoas começam adotando uma plantinha.

Comprar uma planta em um local especializado ou até encontrar alguma na rua e levar para a casa é o primeiro passo para você ter contato com a jardinagem.

Algumas pessoas podem se sentir inseguras, acreditando que não tem aptidão para cuidar das plantas. Porém, é necessário enxergar um pouco além.

O ato de cuidar de uma planta pode trazer uma maturidade emocional muito interessante.

Quem se dedica sabe que passa a ter um outro tipo de responsabilidade emocional, além de começar a ter a sutileza de entender melhor o processo pelo qual as plantas sobrevivem.

Não é à toa que ao colocar a mão na terra, regar a planta e até se dedicar à sua pode, faz com que você tenha um olhar mais detalhista. Se você consegue passar pelos primeiros meses fazendo tudo certinho para manter a sua plantinha viva, você já pode se considerar uma pessoa apta para aumentar o seu canteiro de mudinhas.


A prática da jardinagem é quase um processo meditativo. Algumas sessões de terapia ocupacional costumam indicar a jardinagem como algo que tem muito a somar para quem está passando por problemas de saúde, físicos e emocionais.

É o caso, por exemplo, de quem lide com sintomas de depressão, ansiedade e síndrome do pânico. A jardinagem traz a pessoa para viver o agora. Como ela está cuidando de outro ser vivo, faz com que sua atenção esteja no momento presente e fora dos próprios problemas.

Então, a pessoa passa a relaxar e a entender melhor como equilibrar seus pensamentos e emoções. Além de ser uma prática bastante simples, a jardinagem tem benefícios impressionantes. E é deles que nós vamos falar hoje.



Quais os benefícios da jardinagem?

Faz você se colocar no lugar do outro: A jardinagem envolve o contato com a natureza. É cuidar de outro ser vivo, mas que não fala, mas sente tudo a sua volta. Quando uma pessoa passa a dedicar a um outro ser, sentimentos como compaixão e respeito passam a fazer parte do dia a dia.


Enriquece sua vitamina D: Cuidado com a jardinagem faz com que você possa estar em maior contato com o sol. Isso é excelente para você fortalecer as suas vitaminas, fortalecendo o organismo.


Acalma e desestressa: As plantas são seres sutis. São capazes de absorver boas energias e também de nos acalmar quando mais precisamos. O que contribui e muito para retornar ao equilíbrio.


É para todas as idades: Não tem essa de que só gente jovem pode praticar a jardinagem. Quem tem mais idade pode encontrar nessa atividade uma excelente maneira de se ocupar, de trabalhar e até de encontrar felicidade em ver as plantas se desenvolverem ao longo do tempo.


Traz bom humor para a vida: Lembra quando disseram que “rir é o melhor remédio”? Então, não é que é verdade? Plantar ajuda a trazer bom humor quando estamos irritados ou simplesmente desejamos ter um momento de paz. Quando estamos felizes, o nosso organismo também está saudável e resistente à doenças.


Melhora o sono: Com a sensação de satisfação e o trabalho na jardinagem, uma boa noite de sono vai passar a ser rotina na sua vida. Então, se você tem problemas para dormir, jardinagem pode começar a te fazer bem.


Pode te ajudar a manter o peso ideal: A jardinagem é uma atividade física como outra qualquer. Então, se você está buscando uma forma de emagrecer ou manter o peso, cuidar das suas plantas pode te ajudar e de uma forma super prazerosa.


Ajuda na reabilitação física: Como a prática de plantar é muito sutil, para quem está em reabilitação física, pode ser uma excelente forma de trabalhar a coordenação motora.


Melhora o raciocínio lógico: Outra forma de manter a sua mente ativa é com a jardinagem. Então, se você quer a sua cabeça tomando decisões rápidas e práticas por um bom tempo na sua vida, vale a pena apostar nessa prática.


Te ajuda a se conectar com a espiritualidade: Quem abre mão da espiritualidade pode ter algum tipo de dificuldade para entender a beleza da vida. A jardinagem traz essa sensibilidade à tona, de forma que a pessoa se conecte de forma mais facilitada à própria essência espiritual.

80 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page