1873101999412462 5 motivos para ter plantas em casa
top of page
Buscar
  • Foto do escritorEcojardim

5 motivos para ter plantas em casa

Decoração, saúde, controle de temperatura… O que não faltam são motivos para você ter várias plantas em casa. Fizemos uma lista com os principais deles para você levar logo o verde para dentro da sua casa.



Cinco motivos para ter plantas em casa

Além de contribuírem com a decoração de interiores, as plantas em casa trazem muitas vantagens para os moradores, que podem usufruir de mais conforto e de mais qualidade de vida.

1 - Melhora da qualidade do ar

As plantas, ao contrário dos animais, respiram gás carbônico e o transformam em oxigênio durante o processo de fotossíntese. Isso significa que as espécies são capazes de captar o CO₂ presente no ar e devolvê-lo na forma de O₂ ao ambiente, o que é benéfico para os seres humanos.

Isso significa que as plantas são essenciais para a melhora da qualidade do ar. Mesmo que todas as espécies realizam o processo de fotossíntese, há algumas que se destacam por serem capazes de eliminar poluentes e substâncias cancerígenas do ar, tais como:

Gérbera;

Antúrios;

Espada-de-São-Jorge.

2 - Redução dos níveis de estresse

De acordo com um estudo desenvolvido na Universidade de Hyogo, no Japão, as plantas são capazes de reduzir os níveis de estresse, sendo indicadas para ambientes de trabalho, como escritórios.

Entretanto, com a chegada da pandemia, as espécies são recomendadas, também, para os ambientes de home office. O contato passivo ou ativo com as plantas é fundamental, também, para diminuir os níveis de ansiedade.

3 - Redução da temperatura interna

O calor é um incômodo para muitos brasileiros e, para amenizar o problema, você pode investir em plantas em casa. Isso porque as espécies são ótimas para regular a umidade do ambiente, o que permite que a temperatura interna do ambiente seja reduzida.

Uma boa dica para quem deseja diminuir a temperatura é escolher espécies de tamanho pequeno ou médio, uma vez que plantas muito grandes em ambientes pequenos podem deixar o local ainda mais abafado.

4 - Aumento da produtividade

Mais uma vez, ter plantas em casa se mostra extremamente benéfico para quem trabalha na modalidade home office. Além de reduzir os níveis de estresse e de ansiedade, as espécies contribuem com o aumento da produtividade do funcionário.

Segundo o estudo Working From Home Increases Productivity, realizado pela empresa estadunidense Airtasker, as plantas são capazes de conferir sensações de bem-estar e de conforto ao colaborador, o que aumenta seus níveis de produção consideravelmente.

5 - Minimização de alergias

Ter plantas em casa ajuda a minimizar alergias - isso, é claro, se você não for alérgico às espécies em si. Para ter o benefício, a principal indicação é investir em clorofitos, uma planta de pequeno porte que se assemelha à grama.

As longas folhas da espécie são capazes de absorver partículas alergênicas e, com isso, conseguem eliminar grande parte das toxinas em um curto período de tempo.

75 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page