1873101999412462 Saiba os benefícios de investir em plantas nativas no jardim.
top of page
Buscar
  • Foto do escritorEcojardim

Saiba os benefícios de investir em plantas nativas no jardim.


Uma das características do paisagismo sustentável, a utilização de plantas nativas promove a diminuição de temperatura, aumento da umidade do ar, diminuição de barulhos, retenção de poeira da atmosfera e equilíbrio das águas das chuvas.

O paisagismo sustentável é aquele que não se preocupa somente com a estética, mas também com a funcionalidade da distribuição da flora. Um dos principais ideais desse conceito é a aposta em plantas nativas do Brasil. Fáceis de cuidar, pois já são naturalmente adaptadas ao meio, elas promovem diversos benefícios tanto para o ecossistema quanto para o ser humano.

Segundo o paisagista Ricardo Cardim, esse tipo de planta faz os chamados "serviços ambientais": diminuição de temperatura ambiente, aumento da umidade do ar, diminuição de barulhos, retenção da poeira da atmosfera e equilíbrio das águas das chuvas. Além disso, a fauna também aumenta, já que as plantas abrigam a diversidade de animais.

"A natureza tropical foi evoluindo em conjunto, então a planta depende do bicho e o bicho depende da planta. Quando há o emprego de espécies locais, os bichos conseguem dispersar sementes para outros lugares. É como se cada espaço com planta nativa seja uma bomba de biodiversidade", conta Ricardo.

Conheça a seguir 5 espécies de plantas nativas que você pode cultivar em casa:

1. Guaimbê-ondulado É um arbusto ideal para meia sombra ou sol pleno que, segundo Cardim, também vai bem quando cultivado em vasos na sala. Suas folhas são grandes e ornamentais e ela pode ser multiplicada por sementes e pelas brotações laterais.

2. Pacová Também conhecida como filodendro, babosa de árvore ou babosa de pau, a espécie possui folhas brilhantes e nasce sobre outras espécies vegetais. Pode ser cultivada em vaso em áreas internas.

3. Cabeludinha Essa é uma planta com folhagem lanceolada e uma ótima estética para decoração. Ela fica com flores no caule duas vezes por ano que se transformam em jabuticabas amarelas. Vai bem em varanda de meia sombra como as de apartamento e atrai diversas espécies de pássaros.

4. Maranta Essa espécie possui folhas coloridas e estampadas, sendo ideal para dar destaque a uma decoração simples e minimalista. Elas vão bem em ambientes de meia-sombra, já que não toleram raios solares diretos e precisam de bastante umidade na terra.

5. Pitangueira Essa é uma árvore relativamente rústica, de porte pequeno a médio, que pode ser cultivada em vaso ou diretamente no jardim. Sua fruta tem sabor marcante e é rica em cálcio. O plantio é feito simplesmente pela colocação de um caroço de pitanga no solo, por muda ou até por meio do próprio fruto.

Fonte: https://revistacasaejardim.globo.com/Casa-e-Jardim/Paisagismo/noticia/2019/06/conheca-os-beneficios-de-investir-em-plantas-nativas-no-jardim.html


519 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page