1873101999412462 Plantas que funcionam como repelentes naturais!
top of page
Buscar
  • Foto do escritorEcojardim

Plantas que funcionam como repelentes naturais!


Plantar, semear e regar são algumas das práticas que nós amantes da natureza adoramos realizar. Mas, como sabemos, algumas plantas atraem insetos, que podem inibir o próprio crescimentos de vegetais que cultivamos ou trazer transtornos por causa de sua grande concentração e reprodução.

O uso de pesticidas e repelentes é uma possível solução, no entanto, eles são nocivos não só para as plantas, mas para a saúde humana, pois contém substâncias tóxicas. A melhor opção, ecológica e mais saudável, é criar plantas que repelem insetos em seu jardim, principalmente em locais com grande incidência de insetos.

Conheça algumas destas plantas, que além de enfeitar o seu jardim, são grande aliadas para evitar mosquitos e outros insetos.

Citronela

É a planta repelente mais clássica contra mosquitos, utilizada comercialmente para óleos e velas repelentes. Parente do capim limão, é super perfumada. Existem diversas maneiras de utilizá-la.

A planta por si só já atua como repelente, mas você pode macerar as folhas de citronela esfregando-as direto no corpo, fazer um chá concentrado para usar na limpeza da casa ou ainda deixar em álcool por alguns dias e usar como spray. Sua eficácia é principalmente contra borrachudos e pernilongos e se combinada com outras duas plantas repelentes naturais como a erva do gato e a cascata gerânio, o efeito se torna ainda mais potente.

Erva do gato (Catnip)

Ela agrada os gatos, e em contrapartida assusta os mosquitos. Estudos concluíram que a Catnip é 10 vezes mais eficiente que o DEET (composto químico usado comercialmente para repelentes). Suas folhas possuem um óleo natural que repele os mosquitos. Pode ter esta planta no seu jardim ou varanda, mas, se você tem gatos em casa é aconselhável que não plante a espécie perto de outras plantas que você tem grande cuidado e carinho. Alguns gatos podem ficar agitados e pisotear as plantas ao redor da Catnip.

Manjericão

Meio difícil alguém que não goste de manjericão né. Pois é, mas os mosquitos não gostam. A planta também age como repelente. Que maravilha não? Além de cultivar esta delícia para poder utiliza-la na cozinha, também desfrutará de seu poder repelente.

Lavanda (Alfazema)

Além de ser uma planta que pode embelezar e perfumar ambientes internos, devido ao seu cheiro adocicado, a lavanda ajuda a espantar mosquitos. Mas, para tê-la dentro de casa é necessário que o vaso fique próximo de uma janela ensolarada. E não se limita a afastar apenas mosquitos não. Quando plantada no jardim ajuda a afugentar ratos também.

Alecrim

Além de repelir os mosquitos ajuda a manter gatos afastados, pois os bichinhos não gostam do cheiro da planta. Também é muito usada como condimento em pratos de assados. Dizem que o aroma do alecrim ajuda a melhorar a memória.

Crisântemo

O crisântemo possui piretrina, uma espécie de inseticida natural. A substância repele os mosquitos e outros insetos, como: baratas, besouros e moscas. Para usá-lo como repelente natural é possível até mesmo esfregar as flores na pele e assim evitar as picadas.

Poejo

Pertence à espécie Mentha pulegium. O seu chá é muito utilizado para o tratamento de doenças pulmonares. No jardim serve como repelente natural de mosquitos. Em casa pode espalhar saquinhos de pano com folhas secas de poejo. Isso afasta moscas e ajuda a acabar com o cheiro a mofo.

Gostou de conhecer um pouco sobre as plantas repelentes? Entre tantas opções com certeza você encontrará uma ideal para decorar e proteger seu lar. Qual sua favorita? Deixe seu comentário!


285 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page