1873101999412462 Plantas tóxicas para os bichinhos de estimação
top of page
Buscar
  • Foto do escritorEcojardim

Plantas tóxicas para os bichinhos de estimação


No paisagismo residencial, por costume e tradição, mas também por sua beleza, são usadas muitas plantas que têm toxicidade tanto para humanos quanto para animais. É por tradição cultural que continuamos a usá-las no paisagismo residencial, apesar dos riscos já conhecidos.

Muitas dessas plantas também são usadas pela medicina popular, pois nas doses corretas elas são excelentes remédios já comprovados e que, na antiguidade, e não só, serviram para salvar muitas vidas. Algumas têm seu uso nas religiões afro-brasileiras, em banhos de cura ou de defesa, o que também vem da tradição cultural de um povo mestiço como o nosso.

Segue lista de algumas plantas que temos em casa que podem fazer mal:

 

Comigo ninguém pode

Comigo Ninguém Pode

Presente na decoração de interiores por todo o mundo, a Comigo-Ninguém-Pode, além de bela, pode ser muito perigosa. Consistindo em uma planta altamente tóxica, muitos são os casos onde crianças e animais domésticos, por descuido dos supervisores, acabam colocando a planta na boca ou deixando que esta entre em contato com os olhos. Em toda sua estrutura – o que compreende flores, folhas, caule e látex, a Comigo-Ninguém-Pode é altamente impregnada por cristais de Oxalato de Cálcio e demais substâncias prejudiciais à saúde. No entanto, tal composto, ao entrar em contato com o organismo humano ou animal, reage como uma inflamação, proporcionando um edema instantâneo na língua e glote, o que pode dificultar a respiração, causando asfixia. Os sintomas da ingestão também podem aparecer como queimação, náusea, vômitos, diarreia e salivação excessiva.​

 

Costela de Adão

Costela de Adão

Possui grandes folhas furadas, que contém oxalato de cálcio, daí sua toxicidade. É cultivada como ornamental e muito usada em locais de sombreamento. Suas flores são claras, cor de creme, e muito odoríferas, e seu fruto é comestível. Porém, cuidado, é uma planta da família das Aráceas, por tanto, perigosa ao ser comida.

A mastigação da sua folha provoca intensa irritação e edema nas mucosas da boca, faringe e laringe. Nos casos mais graves, pode causar náuseas e vômitos, sensação de queimação, salivação abundante, dificuldade de engolir e asfixia; o contato com os olhos pode provocar irritação e lesão da córnea.

 

Espada de São Jorge

A Sansevieria trifasciata é uma planta ornamental muito utilizada nos lares brasileiros pela crença popular de que traz prosperidade. No entanto, a Espada-de-são-jorge possui substâncias de alta toxicidade. Entre os males que pode causar aos animais de estimação está a dificuldade de movimentação e de respiração devido à irritação da mucosa e salivação intensa.

 

Azaleia

A Azalea sp é considerada um símbolo da cidade de São Paulo, sendo encontrada facilmente nos lares como planta ornamental. Seu princípio ativo é a andromedotixina, uma substância que, quando ingerida, pode causar distúrbios digestivos durante até 6 horas após o consumo, além de provocar disfunções cardíacas.

 

Samambaia

Existem muitas espécies e, em todas, as folhas são tóxicas, prejudicam a produção de glóbulos vermelhos e causam sinais agudos como sangramentos, pontinhos vermelhos pelas mucosas da boca, sangue na urina. Em casos crônicos, podem causar grave anemia.

 

Bico de Papagaio

Princípio ativo causa irritações na boca e no estômago, vômito, e sinais de irritação e coceira na pele. Os acidentes costumam acontecer com mais frequência perto do Natal, quando o bico-de-papagaio é muito utilizado na decoração.

 

Fontes:

https://veja.abril.com.br/ciencia/conheca-15-plantas-ornamentais-que-sao-toxicas-para-caes-e-gatos/

https://love.doghero.com.br/plantas-toxicas-cachorro/


1.365 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page