1873101999412462 Gramados precisam de cuidados especiais no inverno.

Gramados precisam de cuidados especiais no inverno.

August 6, 2019

O clima típico de inverno, frio e seco, pede cuidados especiais com as áreas verdes, sejam elas jardins, parques ou canteiros. E não são apenas as flores e plantas que precisam de atenção redobrada, os gramados também necessitam de alguns tratamentos específicos para que continuem bonitos e verdinhos. 

 

 

 

As variações drásticas de temperaturas do outono e invernos fazem com que a grama passe por um processo de transição que a ajuda a sobreviver frente as características climáticas dessa época. É no outono que o gramado começa a se preparar para entrar em um estágio conhecido como período de dormência. Nessa fase a grama cresce em um ritmo desacelerado já se preparando para a chegada do inverno. No inverno é quando a grama finalmente entra em dormência vegetativa, poupando energia para suportar os dias mais frios e escuros, o que faz com que a grama apresente um crescimento quase nulo. 

 

Limpeza do gramado

A chegada do outono faz com que algumas espécies de plantas e árvores do jardim percam suas folhas como uma espécie de proteção contra o frio. O excesso de folhas sobre o solo, assim como as ervas daninhas devem ser retiradas. As ervas daninhas podem ser retiradas manualmente certificando-se de que estão sendo arrancadas pela raiz, já as folhas e galhos secos podem ser retirados com uma vassoura apropriada. Esse processo permitirá que a luz do sol chegue até a grama nutrindo-as para que continuem vivas durante o inverno

 

 

Apare a grama

Após realizar a limpeza adequadamente deve-se verificar a necessidade de poda. Nessa época do ano as podas devem ser realizadas com menos frequência já que o crescimento da grama é desacelerado. Mas, assim como em qualquer época do ano, cuide para que os equipamentos de poda estejam em boas condições isso por que lâminas danificadas podem prejudicar a grama. Realize a poda de maneira que a grama se mantenha um pouco mais alta, entre 3 a 4 cm, dessa forma o gramado conservará melhor a umidade e ficará mais protegida contra o frio. 

 

Aeração da terra

Com a poda realizada devemos passar para a etapa de areação do gramado. Primeiramente é necessário limpar o excesso de grama aparada para que a mesma não bloquei a luz do sol que incide sobre o gramado, melhorando assim a aeração e diminuindo a temperatura e umidade do mesmo. Esse procedimento é essencial para evitar a proliferação de pragas e surgimento de doenças. Faça isso com a ajuda de um ancinho ou rastelo apropriado. Para potencializar o efeito da aeração realize perfurações finas e profundas por toda a extensão do gramado com a finalidade de melhorar a circulação de água, ar e nutrientes no solo. Utilize para isso ferramentas especiais como um aerador próprio para gramados ou o próprio forcado. 

 

O processo de cobertura

Após realizar a aeração o gramado fica preparado também para receber a cobertura facilitando assim a penetração do substrato nas camadas inferiores do solo. O processo de cobertura do gramado consiste em adicionar terra vegetal sobre ele com o intuito de promover sua renovação, protegendo contra o frio e geadas, incorporando nutrientes e ajudando na nivelação do mesmo. Adicione um pequeno volume de terra, aproximadamente 3 centímetros, e posteriormente regue toda a cobertura para facilitar a incorporação da mesma. 

 

A irrigação ideal

A irrigação do gramado é algo que merece especial atenção. No outono a diminuição de temperatura também diminui a evaporação da água do jardim, fato esse que deve ser levado em consideração na hora de realizar a rega. Regue o jardim no período da manhã, evitando assim que o mesmo sofra com as temperaturas baixas durante a noite. Faça esse procedimento de duas a três vezes por semana no máximo, ou quando notar que a grama está muito seca, tomando o cuidado para evitar encharcamento. Dessa forma você manterá o gramado hidratado mesmo com as temperaturas mais frias e a diminuição das chuvas.

 

Adube para fortificar

Nessa época também podemos realizar uma adubação para fortalecer a raiz da grama tornando-a mais resistente as condições da estação. Evite utilizar produtos químicos com grande concentração de nitrogênio como o sulfato de amônio, ureia, NPK 20.05.20. Dê preferência para adubos orgânicos como o humos de minhoca que tem ação hidrorretentora, que absorve e mantem a umidade da terra na quantidade adequada, e ainda fornece uma grande quantidade de nutrientes. 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Últimos Posts
Please reload

FAÇA PARTE

DONOSSOMUNDO

  • Facebook ícone social
  • Instagram ícone social
  • google-maps-logo
  • YouTube ícone social