1873101999412462 Você conhece a importância da aeração de gramados?
top of page
Buscar
  • Foto do escritorEcojardim

Você conhece a importância da aeração de gramados?

O fundamento por trás da aeração do solo é que, assim como você, as raízes das plantas precisam respirar. A aeração consiste em perfurar o solo ou remover pequenos plugs para permitir que o ar, a água e os nutrientes penetrem e cheguem nas raízes. Isso ajuda elas a crescerem e se manterem saudáveis.


A aeração é ainda mais relevante em solos compactados, seja de forma natural pela ação do tempo, seja pelo pisoteio intenso. Os gramados em áreas de acesso, de passagem, campos esportivos, etc, acabam sendo os principais cultivos que necessitam de aeração regular.


A compactação acontece naturalmente, com o passar do tempo, à medida que a matéria orgânica que aplicamos no solo é consumida pelos microorganismos. Assim, gradativamente o solo vai perdendo sua estrutura, que permite a formação de macro e microporos, responsáveis pela aeração e permeabilidade. Solos mais argilosos tendem a se compactar de forma mais grave do que solos arenosos. Ainda assim, solos arenosos também estão sujeitos ao problema.

Situações comuns do dia a dia, como caminhar sobre o gramado e os canteiros, manobrar e estacionar o carro, jogar bola com as crianças, e até mesmo a correria dos cachorros provocam grande compactação também. E é preciso entender que a compactação é cumulativa. Ela não se alivia com o tempo, apenas vai aumentando.


Quando o solo se torna compactado, mesmo que apenas superficialmente, os elementos essenciais que permitem o crescimento saudável às plantas, simplesmente não podem fluir. Água, ar e nutrientes ficam estagnados, e as plantas perdem o viço de antes. A aeração cria buracos no solo que aliviam essa compactação, de modo que o ar, a água e os nutrientes possam atingir as raízes.


 

216 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page