1873101999412462 Espécies resistentes ao sol para cultivar no jardim.
top of page
Buscar
  • Foto do escritorEcojardim

Espécies resistentes ao sol para cultivar no jardim.

Uma planta bem cuidada é capaz de transformar um ambiente da casa. No entanto, a escolha das plantas que irão compor um determinado espaço deve ser pensado com cuidado, pois cada espécie tem uma necessidade específica para se desenvolver, seja pela luminosidade, qualidade do solo ou frequência de regas. E em se tratando de áreas externas, por exemplo, onde a luz é mais intensa e constante é importante optarmos por flores que gostam de sol.



Se a sua varanda, terraço ou quintal recebe cinco ou mais horas diárias de luz direta é importante que você forme a composição do seu jardim com flores que gostam de sol. Conheça abaixo várias espécies de flores de jardim que gostam de sol que são perfeitas para esses espaços.



- Agave

A Agave é uma excelente planta para ser cultivada sob sol pleno em jardins amplos. Sua folhagem é alongada e pequenos espinhos podem ser observados na margem. Essa espécie pode chegar até 2 metros de altura, por esse motivo procure cultivá-la em locais mais tranquilos, sem grande circulação de pessoas.


- Agerato

Para aqueles que buscam trazer um toque de cor para o jardim o Agerato é uma ótima opção. Essa espécie além de embelezar os canteiros com sua flor delicada é também muito utilizada como planta medicinal. As propriedades do Agerato além de servirem como analgésico natural, ajudam a diminuir os efeitos da TPM. Contudo, seu uso deve ser orientado por um médico, pois suas folhas e flores podem causar prejuízos ao fígado.


- Alamanda

As Alamandas são flores que gostam de sol e florescem o ano todo, mas a abundância de flores pode ser percebida principalmente nas estações da primavera e outono. Além das flores amarelas, a Alamanda também pode ser vista em tons de roxo e rosa. Muito cultivada em cercas e muros, a Alamanda por se tratar de uma trepadeira necessita de podas regulares.


- Ave do Paraíso

A Ave do Paraíso é uma ótima opção para compor jardins e canteiros ensolarados. Além de bonita, essa espécie é ornamental, suas folhas lembram uma bananeira, suas touceiras podem atingir até 1,5 m de altura e suas flores são bem delicadas e chamativas.


- Bela manhã

A Bela Manhã é uma planta trepadeira ou rasteira muito usada para forração de encostas e áreas com declives. Sua floração é abundante principalmente nas estações da primavera, verão e outono. Essa espécie é versátil e pode compor graciosamente treliças pequenas, vasos, floreiras e jardineiras.


- Begônia

As begônias são flores de vaso que gostam de sol e apreciam solos bem drenados. Sua floração é longa e abundante disponível em diversas tonalidades. Belas e ornamentais, as begônias podem atingir até 1,5 metros de altura.


- Cica

Original das Filipinas, a Cica se trata de um arbusto similar a uma mini palmeira. Sua estrutura ornamental é ideal para decorar um lindo jardim tropical. Seu plantio é normalmente feito no chão do jardim, mas caso você queira cultivá-la em vasos opte pelas mudas jovens. Quanto ao seu crescimento, a Cica pode medir entre 2 a 3 metros.


- Clúsia

A Clúsia é uma planta que pode ser cultivada dentro e fora de casa. Sendo que, em áreas externas essa espécie pode atingir até 6 metros de altura. Apesar da folhagem verde e chamativa, nos períodos da primavera e verão é possível observar a presença de miúdas flores brancas.


- Espada larga

A Espada Larga é uma planta que se desenvolve muito bem sob sol pleno. De origem africana, essa espécie pode atingir entre 30 e 60 cm de altura. Sua folhagem é grande, rígida e resistente. No jardim, o cultivo dessa planta deve ser feito de forma controlada, pois sua presença apresenta característica invasora.


- Gerânio

Originário da África do Sul, o gerânio encontrou no Brasil as condições ideias para se desenvolver. Extremamente apreciado pelo seu formato e coloração peculiar, o Gerânio além de embelezar e decorar espaços exerce um papel importante no meio ambiente, uma vez que essa espécie é responsável por atrair inúmeros polinizadores como abelhas, pássaros e insetos.


- Murta

Originária do sul do Brasil, a Murta se trata de um arbusto ornamental. Sua folhagem é brilhante e durante a primavera é possível observar a chegada de pequenas e delicadas flores brancas e perfumadas. Vale comentar, que a Murta gosta de sol pleno, por isso se torna uma excelente opção para aqueles que desejam formar uma linda cerca viva.


- Primavera

A Primavera é uma trepadeira que se desenvolve muito bem sob sol pleno. Suas florações apresentam cores distintas que variam do branco puro ao vermelho vivo. Para seu desenvolvimento saudável, a Primavera preciso ser plantada em solo misto sob sol pleno, com regas pausadas apenas quando a terra estiver seca. Normalmente, a Primavera pode ser encontrada cobrindo, muros, cercas ou pergolados. 


- Petúnia

As Petúnias são capazes de formar um lindo jardim florido. Logo, não é por menos que elas são consideradas uma das mais belas plantas para se cultivar em sol pleno. Seu crescimento ocorre principalmente nas estações da primavera e verão e suas flores apresentam cores distintas. Versátil, as petúnias podem compor belos canteiros, bem como, vasos, floreiras e jardineiras.


- Rabo de Gato

O Rabo de Gato é uma espécie de planta rasteira típica das florestas da Índia. Bonita e colorida, a planta Rabo de Gato pode ser cultivada tantos em canteiros como em vasos, desde que esteja sob sol pleno e solo bem fértil. Quanto as regas, elas devem acontecer diariamente.



467 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page