Nativas do Brasil, algumas plantas se adaptam ao clima frio e conseguem superar o período de dormência causado pela queda nas temperaturas.
No inverno, a maioria das plantas entram em um período de semi dormência e diminuem o volume de crescimento e metabolismo. Isso ocorre pois a ausência de luz dificulta a fotossíntese e, dessa forma, elas se adaptam para não morrer.
Porém, ainda há espécies que não sofrem a interferência do clima e florescem no inverno. A maioria delas é nativa do Brasil.
Confira:
1. Manacá-da-serra (Tibouchina mutabilis)
É uma árvore geralmente plantada na cidade e também popular em vasos. Ele floresce a partir de abril e permanece até agosto. O cuidado com ela é simples: precisa de solo fértil e umidade moderada.
2. Ipê-amarelo (Handroanthus chrysotrichus)
A árvore, nativa da Mata Atlântica e do cerrado brasileiro, é bastante usada para a arborização urbana. A floração dela tem seu pico no mês de julho e chega a durar por duas semanas.
3. Flor-de-santo-antônio (Cuphea ignea)
Também conhecida como cigarrilha, é um arbusto com pequenas flores. Por ser comprida e colorida, a flor atrai borboletas e beija-flores, e é ideal para ser usada em projetos de paisagismo.
4. Azulzinha (Evolvulus glomeratus)
A azulzinha tem esse nome por suas flores de tons azuis. Geralmente é plantada em vaso ou no chão, já que é uma espécie rasteira. Atrai abelhas pela sua grande produção de néctar e não tolera geadas.