1873101999412462
Buscar
  • Ecojardim

Ipê-rosa é o primeiro a florescer e transformar as paisagens.


Até o final de agosto, é possível observar também a floração dos ipês-amarelos e brancos.

Os ipês-rosas são os primeiros a florescer e enfeitam as paisagens a partir de junho. Entre julho e agosto, é a vez dos amarelos. Tanto um quanto outro oferecem cerca de cinco dias de florada para o observador. Em agosto, é preciso atenção redobrada para apreciar os brancos, que florescem por apenas dois dias.

De todos os ipês, o amarelo carrega um título: o de árvore-símbolo do Brasil.

Silvio Marchini, pesquisador da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq-USP), lembra que há 28 espécies de ipês e faz distinção entre as flores rosas e roxas. “Na verdade, não existe flor roxa de ipê, mas sim diferentes tons de rosa”, explica.

A árvore, reconhecida pela excelente qualidade da madeira, ocorre em todo o Brasil e em todos os biomas e se divide basicamente em dois tipos: a do Cerrado e a da mata. “No Cerrado, o ipê é mais baixo; atinge 10 metros de altura. Tem a casca grossa para se proteger do fogo”, diz Marchini. Na mata, observa o pesquisador, chega a 20 metros de altura.

Fonte: https://g1.globo.com/sp/campinas-regiao/terra-da-gente/noticia/ipe-rosa-e-o-primeiro-a-florescer-e-transformar-as-paisagens.ghtml


91 visualizações
Contate-nos
arrow&v
Rua Comendador Agostinho Prada, 846
Porto Ferreira/SP 13660-180
19 3589-2148
19 99416-1221
contato@ecojardim.net.br
  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram

SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS: