1873101999412462 Cientistas desenvolvem plantas capazes de eliminar quase toda a poluição do ar!
top of page
Buscar
  • Foto do escritorEcojardim

Cientistas desenvolvem plantas capazes de eliminar quase toda a poluição do ar!


O serviço de limpeza é promovido por meio da adição de uma proteína dos mamíferos, responsável pela eliminação de toxinas do organismo.

A beleza da natureza pode ficar ainda melhor. Dentre os benefícios de ter plantas em casa, a limpeza do ar já é garantida pelo processo da fotossíntese, que libera oxigênio. Agora, cientistas trabalharam para maximizar esse efeito modificando geneticamente sementes, melhorando assim o bem-estar dentro de nossos lares.

O grupo de engenheiros ambientais da Universidade de Washington, nos Estados Unidos, passou dois anos dedicando-se a modificar heras e removendo clorofórmio e benzeno (gases poluentes) do ar ao redor delas. Em seguida, eles pegaram uma proteína chamada 2E1, que está presente no fígado de todos os mamíferos e ajuda no bloqueio contra poluentes dentro do nosso organismo. Essse composto colhido é utilizado para criar reações químicas parecidas em outros seres vivos.

Após alterar as sementes, eles colocaram plantas modificadas e normais em tubos de vidro distintos, adicionando clorofórmio e benzeno no local. Depois de apenas três dias, a concentração de toxinas no recipiente do vegetal que sofreu mutações era 82% menor, sendo que no sexto dia, os compostos ruins tinham quase sumido. Contudo, o desaparecimento do benzeno foi bem mais lento, sendo que no oitavo dia, a concentração tinha caído em 75%. No final de 11 dias, o ar estava praticamente livre das substâncias testadas.

"Esses compostos estáveis são muito difíceis se livrar", disse o professor de engenharia ambiental e civil da universidade, Stuart Strand. "Sem proteínas para quebrar essas moléculas, teríamos que usar processos de alta energia para fazer isso. É muito mais simples e sustentável colocá-las juntas em uma planta de casa."

Fonte: https://revistacasaejardim.globo.com/Casa-e-Jardim/Paisagismo/noticia/2019/02/cientistas-desenvolvem-plantas-que-podem-eliminar-quase-toda-poluicao-do-ar.html


49 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page