1873101999412462 Curiosidades e dicas sobre orquídeas!
top of page
Buscar
  • Foto do escritorEcojardim

Curiosidades e dicas sobre orquídeas!


As orquídeas são uma das espécies de plantas mais lindas e diversificadas da natureza. Elas possuem inúmeras cores e perfumes que agradam a todos. Se você é um amante dessas flores delicadas, confira neste artigo nossas dicas e curiosidades, além de informações relevantes sobre como cuidar de orquídeas.

Curiosidades sobre as orquídeas:

1- Tempo de florada

As orquídeas florescem apenas uma ou duas vezes ao ano, por isso são tão especiais.

2- Não existem orquídeas na Antártida

Apesar de serem encontradas em todos os continentes do planeta terra, as baixas temperaturas extremas da Antártida não favorecem o crescimento destas plantas.

3- Elas produzem o próprio alimentos

Uma das curiosidades sobre orquídeas é que elas são flores autótrofas. Isso significa, que elas possuem a capacidade de produzirem o próprio alimento. Basicamente, ocorre o processo de fotossíntese que leva todos os nutrientes necessários.

4- Existe uma espécie que cheira carne podre

Isso mesmo, uma orquídea brasileira encontrada na Mata Atlântica, chamada Pleurothallis foetens. Esta espécie possui um cheiro bem característico e forte, que lembra carniça ou matéria em decomposição. Entretanto, não se assuste. O odor exalado é proposital para atrair moscas, que são as polinizadoras desta planta.

5- Existe uma orquídea com cheiro de chocolate

A espécie Oncidium Sharry Baby ‘Sweet Fragrance’ é popularmente conhecida como orquídea chocolate por exalar uma cheiro semelhante ao cacau. Com flores médias de coloração marrom, é linda e ideal para decorar ambientes.

Dicas para cuidar de suas orquídeas:

1- Utilize vasos de barro

Esse tipo de vaso é poroso e facilita a drenagem natural do substrato em que a planta está sendo cultivada. Além disso, evita que as raízes apodreçam por excesso de água.

2- Use canela em pó

A canela em pó pode te ajudar a evitar pragas na sua orquídea após a poda. Aplique um pouco da especiaria nas áreas podadas para ajudar na cicatrização da planta e evitar a entrada de bactérias.

3- Meia sombra

As orquídeas gostam de meia sombra. Ou seja, o ideal é deixá-las em um local onde o sol incida pela manhã ou durante a tarde. Somente assim, com poucas horas expostas diretamente aos raios solares, irão florescer.

4- Sabão de coco

Para eliminar infestações de coconilhas e pulgões, utilize sabão de coco. Basta lavar as folhas com sabão de coco, esfregando com delicadeza.

5- Repara na coloração da folha

Pétalas e folhas muito escuras, indicam que sua orquídea precisa de mais luz, mude-a de local.

Inspire-se com essa galeria de fotos:

Fonte: https://blog.giulianaflores.com.br/jardinagem/dicas-e-curiosidades-sobre-orquideas/


249 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page