1873101999412462
 
Buscar
  • Ecojardim

Como cuidar das petúnias

A maioria das petúnias que se encontram em jardins são híbridas. Elas florescem na primavera e no verão e podem apresentar-se nas cores vermelha, azul, rosa, laranja, salmão, púrpura e branca.

Seu principal pigmento é uma antocianina denominada petunidina, que tem seu nome derivado da palavra “petúnia”, sendo um corante presente em algumas outras flores e frutas.

Quer aprender mais sobre essa flor e como cultivá-la?

Continue a leitura!


Petúnia: como cultivar

São flores muito apreciadas na decoração em floreiras, vasos suspensos e canteiros de jardins.

Tolerantes ao calor, fáceis de cuidar e resistentes, embora também sejam suscetíveis a várias doenças que afetam outras plantas conhecidas de sua família.

Veja as dicas como cultivá-la!


Solo

A petúnia é bastante tolerante quanto ao solo. Mas o ideal é que seja leve, bem drenado, fértil, rico em matéria orgânica e com pH entre 5,5 e 6,5.

Clima

A temperatura mínima para cultivar petúnias com sucesso é de 15°C, embora suportem temperaturas mais baixas, como de até cerca de 5°C.

Crescem bem o ano todo em regiões de clima quente. Em locais onde o inverno apresenta baixas temperaturas, são cultivadas durante os meses quentes do ano.


Iluminação

A preferência da petúnia é por luz solar direta. Tolera sombra parcial, mas não cresce bem e produz poucas flores nesta condição.


Regas

Deve ser moderada. O solo precisa permanecer levemente úmido, mas nunca encharcado.


Época de floração

O corre principalmente durante o verão, mas podem florescer em outras estações do ano, ou mesmo durante o ano todo, dependendo do clima da região.


Ciclo de cultivo

As petúnias são plantas perenes, geralmente cultivadas como anuais.

36 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo