1873101999412462 Você já ouviu falar na Permacultura?

Você já ouviu falar na Permacultura?

June 5, 2018

Permacultura é uma expressão originada do inglês “Permanent Agriculture” e foi criada por Bill Mollison e David Holmgren na década de 70 do século passado. Ao longo dos anos ela passou a ser compreendida como “Cultura Permanente”, pois passou a abranger uma ampla gama de conhecimentos oriundos de diversas áreas científicas, para planejar e criar ambientes humanos sustentáveis e produtivos em equilíbrio e harmonia com a natureza. Atualmente a permacultura é considerada uma ciência holística e de cunho socioambiental, que congrega o saber científico com o tradicional popular e visa, é claro, a nossa permanência como espécie na Terra.

A permacultura possui três éticas e alguns princípios de planejamento que são baseados na observação da ecologia e da forma sustentável de interação, produção e de vida das populações tradicionais com a natureza, sempre trabalhando a favor dela e nunca contra.

 

Éticas da permacultura
  1.  Cuidar da terra

  2.  Cuidar das pessoas

  3.  Cuidar do Futuro (Dixon, 2014; Harland, 2018)

Os permacultores trabalham o viver através dos seus princípios que são uma aplicação prática da ecologia. Todo permacultor tem função de criar solo e armazenar água: que são a base da vida como conhecemos.

 

 

Os doze princípios de planejamento permacultural foram desenvolvidos ao longo de mais de duas décadas e publicados em 2002 por David Holmgren através do livro “Permacultura: princípios e caminhos além da sustentabilidade”, publicado em português no Brasil em 2013. Segundo Holmgren (2013, p.12),

Os primeiros seis princípios consideram os sistemas de produção sob uma perspectiva de baixo para cima dos elementos, organismos e pessoas. Os demais seis enfatizam a perspectiva de cima para baixo dos padrões e relações que tendem a emergir por meio da auto-organização e coevolução dos ecossistemas.

 

São eles:

 

1. Observe e interaja

2. Capte e armazene energia

2. Capte e armazene energia

4. Pratique a autorregulação e aceite conselhos (feedbacks)

5. Use e valorize os serviços e recursos renováveis

6. Não produza desperdícios

7. Design partindo de padrões para chegar aos detalhes

8. Integrar ao invés de segregar

9. Use soluções pequenas e lentas

10. Use e valorize a diversidade

11. Use os limites e valorize o marginal

12. Responda criativamente às mudanças

 

 

 

 

Para entender mais, acesse:

http://permacultura.ufsc.br/o-que-e-permacultura/

https://www.youtube.com/watch?v=LIq0td2f34U&t=382s

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Últimos Posts
Please reload

FAÇA PARTE

DONOSSOMUNDO

  • Facebook ícone social
  • Instagram ícone social
  • google-maps-logo
  • YouTube ícone social