1873101999412462 A primavera chegou! Confira dicas para aproveitar o melhor da estação.
top of page
Buscar
  • Foto do escritorEcojardim

A primavera chegou! Confira dicas para aproveitar o melhor da estação.


Esta é a época perfeita para valorizar seu jardim e aproveitar o tempo bom, que torna o verde natural dos campos e gramados ainda mais intenso, misturando-se com o colorido das flores.

Limpar e arejar o solo

Comece a preparar seu jardim pela limpeza, removendo ervas daninhas e outros vestígios do inverno, antes que elas comecem a crescer por causa do bom tempo. Recolha folhas, galhos, pinhos e qualquer outro tipo de resíduos orgânicos do jardim e dos canteiros, contribuindo assim para a preservação do gramado, permitindo que ele respire e rejuvenesça.

Não deixe também de arar a terra e descompactar o solo, para que o oxigênio possa circular nas camadas do solo até as partes mais profundas. Sempre é bom lembrar de acrescentar um pouco de adubo. A absorção de nutrientes não é feita de maneira imediata pelas plantas, por isso, temos que preparar o solo algumas semanas antes do plantio, para que haja florescimento na primavera.

Podar e plantar

Pode aproveitar, pois a primavera é a melhor época para o plantio. Instale novos canteiros, monte floreiras, plante cercas-vivas.. Se o gramado estiver com aspecto muito feio e abatido, aproveite para fornecer nutrientes, aplicando adubos específicos.

Se você já tem um jardim, uma boa dica é fazer a poda regular das plantas. E adivinhe, o melhor momento para fazer a poda é no início da primavera! Ela estimulará a formação de brotos, dará forma às plantas e ajudará a eliminar galhos mal formados. Para a poda, escolha uma boa ferramenta, bem afiada, para não machucar a planta, pois isso pode deixá-la vulnerável para o aparecimento de doenças.

Aparar as cercas-vivas

Quando sonhamos com um belo jardim de primavera, esperamos ver folhagens verdes, flores exuberantes, gramados maravilhosos e muitos outros prazeres como sensações e cheiros. As plantas tornam o ambiente mais agradável e podem ainda ser usadas como muros e cercas.

A melhor maneira de se obter uma boa cobertura para as cercas-vivas começa com os podadores. A vegetação, que torna a paisagem mais harmoniosa, deve ser cortada no início da primavera.

Existem várias espécies de plantas que podem ser usadas como cerca-viva, por isso, o ideal é pesquisar as melhores opções para o seu espaço e necessidade. As cercas-vivas também exigem cuidados de manutenção que incluem replantios, podas, irrigação e limpeza. As podas periódicas são importantes para determinar o estilo da sua cerca-viva dando-lhe o formato e altura desejados, e, em alguns casos, trabalhos de esculturas.

Cortar o gramado

Depois de um inverno rigoroso, o gramado precisa de tempo para se recuperar. Por isso, é importante não cortar a grama muito curta nas primeiras vezes. Quando o primeiro corte estiver previsto para a primavera, o melhor é deixar a grama mais alta para que você não prejudique seu crescimento de imediato. Com uma altura de 5 a 9 cm, você terá um gramado saudável e de bonita aparência!


42 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page