1873101999412462 Murta: uma planta medicinal repleta de benefícios para a saúde e que pode melhorar a qualidade de vi
top of page
Buscar
  • Foto do escritorEcojardim

Murta: uma planta medicinal repleta de benefícios para a saúde e que pode melhorar a qualidade de vi


A planta murta, também conhecida como marta, pertence a um gênero botânico com mais de uma espécie de plantas com flores, que pertencem à família das myrtaceae e são nativas do sudoeste da Europa e do Norte da África.

Arbustivas, as plantas podem alcançar até 7 metros de altura, e é bastante usada para fazer cercas-vivas e apresenta uma ramagem bastante ramificada e lenhosa. As folhas possuem entre 3 e 7 folíolos pequenos e são pinadas, com coloração verde-escura. Durante o ano inteiro, tem flores com coloração branca ou branca-creme, e o perfume lembra o cheiro da jasmim e da flor-de-laranjeira. Seus frutos são do tipo baga, carnosos, oblongos e pequenos, que têm coloração vermelha alaranjada.

Os ramos, antigamente, eram usados para criar arranjos para adornar os cabelos de noivas e também são adequadas para o bonsai, pois tem folhas pequenas e bonitas flores. Resistente, a murta pode ser plantada e cultivada em lugares secos e abrigados. Não se deve regar excessivamente e é preciso proteger do frio e da geada. A planta, entretanto, é bastante sensível às cochonilhas, pulgões, nematódeos, mosca-branca e clorose férrica.

Propriedades

As folhas da planta possuem ação expectorante, assim como antisséptica do aparelho respiratório, sendo bastante útil em casos de sinusite, tosse e bronquite. A planta pode ser usada ainda no tratamento de diversos problemas do aparelho genito-urinário como cistite, uretrites e corrimentos vaginais.

Quando usada externamente, pode ajudar a tratar problemas de pele como psoríase, acne, infecções nas gengivas e hemorroidas. Seu óleo essencial pode ser usado para a fabricação de sabonetes e produtos cosméticos.

Culinária

A planta pode ser usada ainda na culinária, usando as folhas, flores e bagas tanto secas quanto frescas. As folhas frescas são usadas para guarnições e saladas e combinam bastante com o tomilho e segurelha para o tempero de pratos com carne, e com funcho para o tempero de peixes.

Ao Sul da Itália, as folhas da planta são usadas para envoltório na fabricação de pequenos queijos.

Fonte: https://www.beneficiosdasplantas.com.br/murta/

10.955 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page