1873101999412462 Plantas que purificam o ar.

Plantas que purificam o ar.

March 6, 2018

Para quem vive em grandes cidades, respirar é uma tarefa uma pouco mais complicada do que deveria. Mas ainda bem que a natureza se renova e existem plantas que podem purificar o ar que você respira, pelo menos dentro de casa.

 

 

 

Para saber como purificar ambientes internos, uma pesquisa feita pela NASA revelou quais são as melhores plantas para remover as toxinas e renovar a qualidade do ar.

 

Dessa forma, você pode purificar sua casa e de quebra ainda melhorar a decoração!

 

Mas quais toxinas são essas?

Segundo a Organização Mundial da Saúde a “‘síndrome do edifício doente" é um conjunto de doenças causadas ou estimuladas pela poluição do ar em "espaços fechados”

Um estudo publicado no The Scientific Electronic Library Online comprova que o ar que respiramos contém os chamados VOCs (compostos orgânicos voláteis) que são os principais causadores dessas doenças.

Segundo este estudo existem cinco principais substâncias tóxicas encontradas no ar, são elas:

  • Tricloroetileno: pode ser encontrado em tintas, vernizes e adesivos. Pode provocar tontura, dores de cabeça, náuseas, sonolência e até levar ao coma.

  • Formaldeído: encontrado em sacos, toalhas e lenços de papel, guardanapos, tecidos sintéticos e também em móveis de compensado. Esse composto pode causar irritação no nariz, boca, garganta e em alguns casos até inchaço da laringe e pulmões.

  • Benzeno: usado na fabricação de produtos de plástico, corantes, detergentes, fibras sintéticas. Além disso, é encontrado também na fumaça de cigarros, de escapamentos de carros e em muitos outros produtos. Pode causar irritação nos olhos, sonolência, tontura, aumento da frequência cardíaca, além de dores de cabeça e em alguns casos deixar a pessoa inconsciente.

  • Xileno: pode ser encontrado em tintas de impressão, borracha, couro, na fumaça de cigarros e de escapamentos de carros. Os sintomas causados podem ser desde irritação na boca e garganta, tontura, dores de cabeça, confusão até problemas no coração, figado, rins e levar ao coma.

  • Amônia: encontrado em uma grande variedade de itens como produtos de limpeza, ceras de chão e fertilizantes.

Como essas substâncias podem se manifestar com mais ou menos volume, a depender do ambiente, elas podem ser bastante prejudiciais para sua saúde. Então o melhor é que você possa criar um refúgio de ar limpo na sua casa ou escritório.

 

1. Hera Inglesa

 

A hera inglesa foi listada pelos cientistas da NASA como a melhor planta filtradora de ar. É muito boa em absorver toxinas e multiplica-se facilmente por estacas (pedaços de ramos), preparadas em qualquer época do ano. Pode ser cultivada em vasos como planta pendente ou apoiada em suporte de xaxim e para revestimento de muros e paredes, bem como para forração em canteiros a pleno sol ou meia-sombra. É tolerante a geadas.

 

2. Lírio da Paz

Essa é uma das poucas plantas que servem como purificadoras de ar e que têm flor. Portanto, ela é ótima para decoração! Não exige muita manutenção e multiplica-se facilmente pelas numerosas mudas que se formam junto à planta original, as quais podem ser separadas da planta-mãe em qualquer época. Ela é cultivada a meia-sombra em vasos, em canteiros, formando conjuntos isolados, ou em bordaduras e beira de muros, em terra rica em composto orgânico, com boa drenagem e irrigada periodicamente. Não tolera temperaturas baixas, sendo recomendada apenas para regiões tropicais e subtropicais. Mas lembre-se: Os lírios-da-paz são tóxicos aos animais!

 

 3. Espada de São jorge

Não é uma planta que dá muito trabalho e tem um visual super bacana. Além disso, há quem acredite que ela tem a propriedade de neutralizar as energias negativas do ambiente. Possui a capacidade de absorver formaldeídos liberados por madeiras, tecidos sintéticos e carpetes, purificando o ar dessas substâncias tóxicas, além de liberar oxigênio à noite. Multiplica-se por divisão de touceira. Pode ser cultivada em vasos ou em grupos, formando bordaduras ou mesmo para compor maciços, que deverão ser mantidos a pleno sol ou a meia-sombra. Apresenta boa resistência a solos áridos e ao calor tropical, bem como ao frio. Porém também faz mal aos animais!

 

4. Clorofito 

Essa planta é a planta perfeita para os iniciantes, que não estão acostumados aos cuidados que uma planta exige. Multiplica-se facilmente por divisão da touceira e pela separação das mudinhas formadas nas inflorescências, formadas durante o verão. É uma planta relativamente comum, isto é, bastante vista por aí e também uma ótima purificadora de ar, combatendo poluentes como benzeno, monóxido de carbono e xileno, muito utilizado no tratamento do couro, borracha e impressões. É cultivada em vasos e cuias como planta pendente, em bordaduras ou em conjuntos desenhados, em canteiros, de preferência a meia-sombra, ricos em composto orgânico e mantidos úmidos. É tolerante a baixas temperaturas.

 

5. Dracena Madagascar​

 Essa planta é ótima para as casas com o pé direito bem alto, pois cresce bastante. Cresce melhor no sol, então, o lugar dela é perto de aberturas como portas de vidro e janelas. Mas, apesar de alta, ela é fininha e por isso não ocupa muito espaço. Multiplica-se facilmente por estacas, cortadas em qualquer época do ano. Dada a facilidade com que seus ramos podem ser encurvados ou retorcidos, é apropriada para cultivo em arranjos de vasos, proporcionando um belo efeito. Apropriada para cultivo, além dos vasos já mencionados, em conjuntos ou plantios isolados, a pleno sol. Não tolera temperaturas baixas.

 

 

Fontes:

http://www.almanaquesos.com/as-19-plantas-que-purificam-ambientes-internos-segundo-a-nasa/

http://www.limaonagua.com.br/decoracao/12-plantas-que-purificam-o-ar-da-sua-casa-e-ainda-deixam-tudo-mais-bonito/





Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Últimos Posts
Please reload

FAÇA PARTE

DONOSSOMUNDO

  • Facebook ícone social
  • Instagram ícone social
  • google-maps-logo
  • YouTube ícone social