1873101999412462 Dicas para manter as plantas bonitas e saudáveis no inverno.
top of page
Buscar
  • Foto do escritorEcojardim

Dicas para manter as plantas bonitas e saudáveis no inverno.


Apesar do inverno brasileiro não ser tão rigoroso, é preciso fazer algumas mudanças no jardim para mantê-lo bonito durante essa época marcada pela queda de temperatura, falta de chuvas e variação da umidade do ar. Para suportar essas alterações do clima, boa parte das espécies entra em um estado de dormência. Ou seja, é a fase em que elas economizam energia e reduzem seu metabolismo para que consigam florescer e frutificar na primavera. Por isso, a aplicação de fertilizantes não é eficaz. A melhor época para adubar é no fim de agosto e começo de setembro, época em que as chuvas retornam. O que vale é mexer na terra para aumentar sua oxigenação.

Pense no futuro Aproveite esse estágio de hibernação para corrigir o solo e deixá-lo pronto para a próxima estação. Com o passar do tempo e o uso frequente de adubos químicos, o solo tende a ficar com o PH ácido, dificultando a absorção de nutrientes. Para neutralizar o substrato, aplique calcário dolomítico no começo do inverno. Durante a correção, revolva a terra para misturar o calcário por igual.

Faxina geral Faça uma boa limpeza: remova galhos secos, malformados e doentes para arejar e permitir a entrada de luz. A poda também é importante para que a planta não gaste energia com galhos e folhas desnecessários e concentre sua expansão na primavera. Para favorecer uma futura brotação, corte logo acima do nó, o ponto de onde saem as folhas ou os ramos. Mas não realize esse procedimento em plantas em floração. Outra dica: use ferramentas bem afiadas para evitar “machucados”. E após a poda, aplique sulfato de cobre ou canela para cicatrizar os cortes, evitando assim a entrada de fungos e bactérias nas plantas. Também vale fazer uma vistoria geral, eliminando ervas daninhas, pragas e doenças.

Água com bom senso A dose certa de regas divide opiniões. Há quem diga que é preciso reduzir o volume durante o inverno porque a evaporação é mais lenta nesse período. Outros defendem a não alteração dos hábitos de irrigação, já que a estação é mais seca. Quem está certo? Os dois. A verdade é que a frequência de regas está diretamente ligada à incidência de sol nas plantas e, por isso, varia de local para local. Vale a regra: finque o dedo na terra para sentir a necessidade e águe somente se ela estiver seca. Mas tome cuidado com a água em demasia, já que o excesso de umidade pode ser responsável pelo aparecimento de fungos e pelo apodrecimento das raízes. Outro cuidado válido é regar pela manhã, bem cedinho, para que as espécies façam o degelo, evitando a queima das folhas. As bromélias pedem um cuidado específico: elas absorvem a umidade muito mais pelas folhas do que pela raiz. Por isso, ela precisa de pulverizações mais frequentes no inverno.

Cobertor especial A combinação de orvalho e sol pela manhã pode queimar a grama, deixando-a amarelada. Para que isso não aconteça, acrescente uma camada fina de substrato sobre o gramado (cerca de 1 cm) e regue normalmente. Durante esse período, evite o pisoteio na área.

Elas são do contra

Engana-se quem pensa que o inverno é sinônimo de dias cinzentos, plantas mirradinhas e nada de flores. Enquanto algumas espécies dormem, outras estão em pleno vigor durante a estação. Exemplos: amor-perfeito, azaleia, boca-de-leão, camélia, glicínia e ipê resistem bravamente às baixas temperaturas e colorem o jardim nos meses mais frios do ano.

Fonte: https://revistacasaejardim.globo.com/Casa-e-Jardim/Paisagismo/noticia/2019/07/dicas-para-manter-plantas-bonitas-e-saudaveis-no-inverno.html


58 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page