Quando as lâmpadas da sua casa queimarem, não as jogue no lixo reciclável, menos ainda no lixo comum. Embale-as em papel ou caixa de papelão, evite os sacos plásticos, pois elas correm o risco de quebrar no caminho.
Além disso, quando quebradas, as lâmpadas liberam mercúrio, substância que pode gerar sérios problemas à saúde e ao meio ambiente. Sem contar, que quando despejado em lugares inapropriados como rios, ele volatiza e passa para a atmosfera, causando prováveis chuvas contaminadas.
Para evitar tais problemas ambientais e na saúde humana, o cuidado com o descarte de lâmpadas deve ser feito com qualquer tipo!
Aprenda como fazer o descarte de lâmpadas correto:
Descarte de lâmpadas Fluorescentes
Econômicas e populares, possuem mercúrio em seu interior. Seu metal pesado é tóxico e pode contaminar o solo, a água, as plantas e os animais.
Se estiver apenas queimada, é possível encaminhá-la aos centros que comercializam a lâmpada, a fim de que façam o tratamento adequado. Agora, se estiver quebrada, coloque-a em uma caixa de papelão ou enrolada em um papel, e a leve para uma loja ou revendedora que faça o recolhimento do material.
Fonte: https://www.pensamentoverde.com.br/reciclagem/descarte-de-lampadas/