1873101999412462 Atenção com seu jardim no verão!
top of page
Buscar
  • Foto do escritorEcojardim

Atenção com seu jardim no verão!


A estação mais quente do ano pede alguns cuidados com as plantas!

Embora o verão seja uma época com plantas vistosas e cheias de flores, as altas temperaturas podem comprometer a saúde das espécies. Sem falar que é exatamente nesse período que há maior incidência de pragas.

Por isso, é preciso redobrar os cuidados e ficar de olho na quantidade de regas, adubação e outros detalhes importantes. Para que seu jardim aproveite bem cada dia deste verão, leia com atenção as dicas de especialistas no assunto.

Dê um tempo na poda O primeiro passo é segurar a tesoura e não cortar nada, exceção feita ao gramado, que pode ser aparado sem culpa. Depois de despertar para a primavera, os vegetais entram na fase dos novos brotos, por esse motivo não é aconselhável podá-los. Somente ramos e galhos mortos devem ser retirados, para fins de limpeza.

Cuidado com o sol Na maioria dos casos, apesar do sol forte, os vasos não precisam ser mudados de posição. É importante verificar se são espécies de cultivo a pleno sol, se esse for o caso, não há necessidade de troca, mas se notar que a planta murchou ou as folhas enrugaram, pode ser preciso reposicioná-la. Procure um local que receba luminosidade direta somente em um período e fique de olho para ver como ela reage.

Garanta a umidade Dias mais quentes significam maior perda de líquido. A necessidade de água aumenta, em consequência o intervalo entre as regas diminui. O melhor é realizar a ação somente quando o substrato estiver seco. Cuidado para não encharcar a planta , isso pode facilitar a entrada de fungos e bactérias,

A temperatura aumenta, mas nem sempre o calor do verão significa maior quantidade de rega. Em muitas regiões do Brasil, esta é a época das chuvas, portanto se o exemplar está no jardim ou em área externa exposta ao tempo, não é necessário alterar o procedimento, outro ponto fundamental é realizá-las no começo da manhã ou final da tarde para não danificar a folhagem.

Ajude-as a crescer Caso seja necessário fazer o replantio, esta é a hora. O momento é propício, porque elas querem crescer e expandir suas raízes, só não esqueça de aumentar a quantidade de água para as plantas que passarem por esse processo. Após a mudança o sistema radicular precisa de mais líquido para se adaptar ao novo local.

Tempos de crescimento exigem alimento. É possível optar por matéria orgânica ou produtos industrializados, o importante é caprichar na adubação e seguir a recomendação para a espécie em questão.

Atenção às pragas Esse período também é a alta temporada das pragas e, quando o exemplar é atacado, é um sinal de que algo não está correto. Pode ser a iluminação inadequada, falta de circulação de ar ou umidade em excesso. É preciso estar atento a todos os fatores.

Fonte: https://delas.ig.com.br/casa/jardinagem/atencao-ao-jardim-no-verao/n1237886786761.html


35 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page