1873101999412462 Agricultura orgânica - Você conhece?
top of page
Buscar
  • Foto do escritorEcojardim

Agricultura orgânica - Você conhece?


A agricultura orgânica é um modelo de produção que visa à redução dos impactos ambientais, além de cultivar produtos alimentícios mais saudáveis.

O termo agricultura orgânica foi desenvolvido pelo inglês Sir Albert Howad, entre os anos de 1925 e 1930. No entanto, essa modalidade da agricultura ganhou força somente na década de 1960. A agricultura orgânica é um modelo de produção caracterizado por não utilizar fertilizantes sintéticos, agrotóxicos, sementes modificadas, reguladores de crescimento animal e intensa mecanização das atividades, visando reduzir os impactos ambientais, além de cultivar produtos alimentícios mais saudáveis.

Os constantes problemas sociais e ambientais desencadeados pelo atual modelo de produção agrícola (poluição das águas subterrâneas e superficiais, esgotamento dos solos, desemprego dos trabalhadores rurais em consequência da mecanização do campo, etc.), além dos alimentos com grandes concentrações de agrotóxicos e o pouco esclarecimento sobre os alimentos geneticamente modificados, têm despertado a consciência de parte da população que, em busca de um modelo agrícola que reduza os impactos ambientais e impulsione a produção de alimentos mais saudáveis, adere à prática da agricultura orgânica. A agricultura orgânica é um segmento agrícola que tem por objetivo a sustentabilidade econômica e ambiental. Sua prática baseia-se no uso de estercos animais, rotação de culturas, adubação verde, controle biológico de pragas e doenças, utilização de energias renováveis e eliminação do uso de organismos geneticamente modificados em qualquer etapa do processo produtivo. Portanto, a agricultura orgânica busca a harmonia com o meio ambiente e a produção de alimentos saudáveis. Esse modelo de produção tem se fortalecido a cada ano, já que os benefícios proporcionados têm atraído vários consumidores, tanto dos países desenvolvidos quanto das nações subdesenvolvidas. No entanto, os produtos desse modelo agrícola são mais caros e algumas frutas, verduras e legumes apresentam menor volume. Portanto, os produtos orgânicos ainda não são acessíveis à maioria da população. Outro fator agravante é que alguns produtos orgânicos não são identificados por simples observação, podendo haver a introdução de produtos considerados não orgânicos entre eles. No Brasil, a agricultura orgânica é desenvolvida em cerca de 15 mil propriedades certificadas, em que 70% delas pertencem a agricultores familiares. Essa certificação em território brasileiro é concedida pela Associação de Agricultura Orgânica (AAO) em parceria com a Ecocert Brasil.

Vantagens da Agricultura Orgânica

  • Preservação dos recursos naturais;

  • Produção de alimentos saudáveis e de maior qualidade;

  • Sustentabilidade e baixo impacto ambiental;

  • Manutenção da biodiversidade;

  • Uso de adubos naturais (compostagem, minhocultura, etc.);

  • Rotatividade de culturas (policultura);

  • Solo saudável e rico em nutrientes;

  • Utilização de energias renováveis.

Fontes

http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/agricultura-organica.htm

https://www.todamateria.com.br/agricultura-organica/

https://www.cpt.com.br/cursos-agricultura-organica/artigos/agricultura-organica-definicao-principio-objetivo-e-beneficios

160 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page